SEMEL abre inscrições para Taça Araguaia de vôlei, futvôlei de areia e 1ª Taça Araguaia de Vôlei

Alto Araguaia, MT – Cerca de cinco pessoas foram notificadas essa semana no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) por invasão de áreas públicas nos bairros Aeroporto e Nossa Senhora Aparecida. A operação desenvolvida pelas secretarias de Meio Ambiente e Finanças, via Coordenadoria de Tributos, constatou que em alguns casos as áreas já estavam com barracos erguidos e lotes cercados com início de construção. O trabalho será intensificado visando alertar os moradores para evitar o risco de novas invasões. [caption id="attachment_26095" align="alignleft" width="319"]DSC05154 Invasores já foram notificados. Áreas são de preservação[/caption] As áreas invadidas são de propriedade da prefeitura e possuem trecho de mata fechada com árvores e plantas típicas do cerrado. Além disso, os locais estão nas proximidades de uma nascente d’água, o que por Lei é uma Área de Preservação Permanente (APP). Os pontos invadidos também são considerados áreas de risco, pois estão próximas a uma grande erosão que foi controlada. Qualquer remoção da vegetação pode prejudicar a recuperação da área. “Estamos vendo o problema de forma ampla. Será prejuízo aos invasores, ao município e ao meio ambiente. Todos foram notificados e tem um prazo de até cinco dias para desocupar as áreas. Quem insistir em permanecer, bem como quem promover novas invasões tomaremos as medidas legais para que as áreas sejam desapropriadas”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo. A prefeitura não pretende multar as pessoas responsáveis pelas invasões, mas fez um alerta. “Importante que as pessoas tenham a consciência de tratar-se de uma área de domínio público e que invadir é crime. Quem insistir nesta prática responderá processo na justiça por invasão e por danos ao meio ambiente”, disse o secretário.